A importância da manutenção periódica

Revisões aumentam vida útil dos componentes


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A falta de manutenção periódica reduz sensivelmente a vida útil de uma suspensão. O correto é fazer uma revisão no mínimo a cada 50 horas ou a cada seis meses na parte de baixo da suspensão (Lower Leg) para manter sempre limpos os retentores e assim evitar causar danos à principal área em que e as hastes se fixam no crown.

Outro ponto importante é a verificação da capacidade de vedação do primeiro retentor, que quando danificado permite entrada de água e terra, que terminam por “lixar” as hastes, buchas internas e retentores. É importante lembrar que só é possível substituir as hastes das suspensões de downhill, que são parafusadas no crown.

Uma vez por ano, independentemente do uso, deve-se fazer uma revisão geral, com limpeza em todas as partes internas, troca de óleo. Recomendamos ainda troca dos retentores para aumentar a vida útil da suspensão.

As fotos abaixo mostram o que pode acontecer com uma suspensão por falta de manutenção.

Óleo com água e terra

Óleo com água e terra

Haste riscada

Haste riscada

A parte danificada fica abaixo do retentor. Não a vemos nem a sentimos, pois a alavanca da suspensão é muito grande e sempre achamos que está funcionando bem

A parte danificada fica abaixo do retentor. Não a vemos nem a sentimos, pois a alavanca da suspensão é muito grande e sempre achamos que está funcionando bem

Suspensão com apenas três meses de uso que estava sendo utilizada no treino para o Brasil Ride de 2012. Repare a quantidade de terra na parte interna

Suspensão com apenas três meses de uso que estava sendo utilizada no treino para o Brasil Ride de 2012. Repare a quantidade de terra na parte interna

Esta suspensão continha água, terra e óleo

Esta suspensão continha água, terra e óleo

Exemplo do que aconteceu com a haste

Exemplo do que aconteceu com a haste

Buchas internas do Lower Leg

Buchas internas do Lower Leg

Agora, a haste limpa e vemos direito o que aconteceu

Agora, a haste limpa e vemos direito o que aconteceu

Tudo o que que é indicado para a suspensão também deve ser feito com o amortecedor, principalmente os modelos a ar. A câmara de ar (Air Sleeve) tem que ser desmontada, limpa e os retentores lubrificados a cada 50 horas em uma revisão geral, que inclui a troca de óleo e a calibragem com nitrogênio na câmara interna de ar.

Haste que já apresenta desgaste e muito suja por dentro

Haste que já apresenta desgaste e muito suja por dentro

Retentores de ar, muito sujos

Retentores de ar, muito sujos



A falta de manutenção Muito além da troca de óleo
A falta de manutenção
Muito além da troca de óleo

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